Síndrome do cabelo penteado
Recentemente, a história de Megan Steward, uma rapariga escosesa de 13 anos veio a público como a segunda pessoa do mundo diagnosticada com "síndrome do cabelo penteado".
Nesta condição rarísisma, Megan não pode pentear o cabelo em posição normal, correndo o risco de o cérebro de entrar em colapso, por causa da formação de electricidade estática. Megan descobriu a doença aos seis anos de idade, ao sofrer uma parada respiratória quando a mãe lhe penteava o cabelo.O pai da adolescente explica: "Quando ela se penteia, o cérebro não aguenta a electricidade estática, o coração pára de bater e os pulmões de funcionar".
Nascida prematura, 12 semanas antes da data esperada, Megan sofre de asma, problemas de visão e deficiência pulmonar. Passou um ano internada no Yorkhill Hospital, com uma condição que seria diagnosticada não por médicos mas por físicos. Resta à jovem pentear o cabelo de cabeça para baixo, com extremo cuidado. Não pode ainda tocar em balões ou usar roupas de cores brilhantes.
Apesar da raridade da síndrome, Megan é descrita como uma adolescente perfeitamente normal e cheia de vivacidade. Actualmente dá palestras, cujos fundos revertem para o Hospital que a cuidou.
Comentários
Enviar um comentário