Deixar de fumar
Fumar é um hábito extremamente prejudicial à saúde e às finanças. Pode causar graves problemas respiratórios e pulmonares, tosse crónica e reduz substancialmente a longevidade.
Para quem tomou a decisão de eliminar esse vício ou deseja fazê-lo futuramente eis algumas dicas úteis:
- Em primeiro lugar, avise as pessoas com quem convive que vai deixar de fumar. Vai ajudá-lo a consciencializar-se da sua decisão e a ganhar convicção nas suas palavras. Além disso, pode fazer com que amigos fumadores evitem fumar perto de si.
- Deite fora todos os cigarros que ainda possui. É importante eliminar todas as tentações, em casa e no trabalho. Se fuma sempre ao beber café, deve tentar cortar ou reduzir no seu consumo.
- · Lave os dentes após a refeição ou mastigue pastilhas de mentol. Assim irá enganar o cérebro e dar-lhe ideia de que terminou a refeição e não precisa de mais nada. Os seus níveis de açúcar irão voltar ao normal e a necessidade de acender um cigarro diminuirá exponencialmente.
- · Beba muita água, pois além de fornecer hidratação, irá reduzir a vontade de fumar. Se sentir fome, coma e procura não se levar pelos impulsos de falta de nicotina. Procure manter-se ocupado, se tiver a mente completamente atenta e concentrada em algo, o tempo vai passar mais depressa e nem se lembrará tanto do esforço que está a fazer.
Alguns alimentos úteis a quem deixa de fumar são: mel (ajuda a lidar com a falta de nicotina), sementes de uvas (auxiliam na reparação dos pulmões), sumo de laranja e bicarbonato de sódio. Alimentos salgados também permitem enfrentar mais facilmente sintomas de abstinência do tabaco.
Seja paciente consigo próprio e sobretudo, não ceda à frustração ou ao desânimo. Deixar de fumar é uma luta difícil que terá de travar e deve congratular-se pela sua força de vontade. É normal que o organismo se ressinta e demore um pouco a cooperar com a sua disposição mental para se livrar dos cigarros e ganhar mais qualidade de vida.
Comentários
Enviar um comentário