Mulher mais velha do mundo completa 115 anos


Besse Cooper é uma supercentenária norte-americana que completou na semana passada 115 anos de idade e é actualmente a mulher mais velha do mundo. Nascida a 26 de Agosto de 1896 em Sullivan County, Tenessee, Besse mudou-se para a Georgia aquando da II Guerra Mundial e trabalhou durante toda a sua vida como professora. 
Viuva desde 1963, esta recordista do Guiness, teve quatro filhos e celebrou o aniversário rodeada da família que inclui 12 netos bem como vários bisnetos e trinetos. O estado da Georgia, onde Besse Cooper reside actualmente já tinha marcado presença nos recordes de longevidade com Beatrice Farve (falecida em 2009, com 113 anos de idade). 
É notável a longevidade desta americana, que testemunhou em primeira mão alguns dos maiores eventos da modernidade: duas guerras mundiais e avanços profundos na tecnologia, cultura, saúde e qualidade de vida. Sem dúvida que as histórias que esta anciã terá para contar serão mais do que muitas. Como tal, é importante continuar a investigar-se formas de retardar os efeitos do envelhecimento, tratar doenças e prolongar a esperança média de vida, nas melhores condições possíveis. 
Besse Cooper é um exemplo de perserverança, resiliência, em suma, uma autêntica prova de vida.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla