Outubro Vermelho na Rússia
A Revolução de Outubro foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, que se iniciou com um golpe de estado de Lenin e dos bolcheviques, contra o governo provisório instituído nesse ano após a abdicação do czar Nicolau II. Deu-se no dia 25 de Outubro e é também conhecida como Revolução Bolchevique ou Vermelha, já que foi a primeira manifestação deste género do século XX, que reforçou o poder dos bolcheviques e difundiu pelo mundo a ideologia comunista-marxista.
De entre os partidos políticos russos, os bolcheviques eram uma facção separada do socialismo moderado, composta por operários fabris e camponeses carenciados, que passou a designar-se oficialmente por Partido Comunista.
Na altura, a Rússia era governada por um Governo Provisório (de modelo parlamentar, integrado por membros da antiga Duma, a favor da participação continuada do país na I Guerra Mundial) e pelo Comité Central do Soviete de Petrogrado, com socialistas de vários tons, nomeadamente os mencheviques. Este último não tinha uma posição consensual sobre a continuação russa na guerra nem participavam no Governo Provisório.
Em Abril houveram insurreições contra o caos e pobreza que se vivia na Rússia bem como a manutenção do país na guerra. Vários ministros demitiram-se de funções e foi acordada a participação de elementos do Comité Central no Governo Provisório. Contudo, os bolcheviques oposeram-se veemente a esta decisão e dirigiram críticas mordazes aos quadros socialistas no governo. A propaganda bolchevique difundiu-se largamente neste período
Em Agosto dá-se a vitória dos bolcheviques nas eleições municipais, com a representação em força dos Sovietes (Conselhos operários russos). Um mês depois, os bolcheviques conseguem atingir a maioria na Secção Trabalhista do Soviete de Petrogrado e Trotsky assume a presidência do partido. Decorre de seguida uma tentativa de afastar Lenin e os sovietes do poder, pelo General Kornilov, que foi resolvida pelo Presidente Kerensky, com a ajuda da força militar bolchevique, o Exército Vermelho, na defesa de Petrogrado.
A 6 de Outubro, planeou-se a evacuação da cidade de Petrogrado, em que caía a ameaça de invasão pela Alemanha. Todavia, a medida não foi avante, devido à oposição do Comité Central. Entretanto, foi criado um Comité Militar-Revolucionário (CMR), contra possíveis tentativas de golpe de estado. A 20 de Outubro realizou-se o segundo Congresso Pan-Russo de sovietes, com o apoio da facção bolchevique.
No dia 24 de Outubro, ocorre a revolução bolchevique, com uma acção direccionada à protecção do governo, que se destacou pela rapidez e relativa facilidade com que foi implementada. Dá-se o fim do Governo Provisório e o poder passa para as mãos do Soviete de Petrogrado. No dia 26 de Outubro, foram aprovados pelo Congresso o Decreto de Paz (segundo o qual a Rússia deveria retirar-se de imediato da I Guerra Mundial) e o Decreto da Terra (em que a propriedade privada seria abolida e as terras distribuídas entre os camponeses).
Os confrontos entre bolcheviques e grupos não bolcheviques (liberais, nacionalistas, anarquistas, etc) conduziram a Rússia a uma guerra civil que duraria cerca de cinco anos, até fins de 1922 e que arrastaria o país para a fome, miséria e perda de milhões de vidas.
Comentários
Enviar um comentário