Norman Rockwell: um legado americano

Norman Rockwell (1894- 1978) foi um pintor e ilustrador norte-americano que se destacou pela longevidade da sua carreira, quarenta anos e pelo brilhantismo da sua arte. 
Os quadros que deixou ilustram a vida nas pequenas cidades, com as suas peculiaridades e episódios do dia-a-dia. Pintou ainda retratos de vários presidentes dos Estados Unidos, como Richard Nixon e John F. Kennedy e a colecção das Quatro Liberdades. As pinturas de Rockwell são fruto de uma observação meticulosa, possuem rigor e traços executados com exactidão e brio. Dava particular atenção às expressões do rosto, cuja vivacidade gostava de realçar, em especial das crianças. É possível compreender a evolução pessoal do artista através da sua obra, um espelho da maturidade ao fazer a transição da juventude para a vida adulta e posteriormente para a velhice.
Nada escapou ao olhar atentíssimo, muitas vezes crítico e cómico, de Norman Rockwell, abordando temas como: as duas guerras mundiais, preconceitos raciais, valores sociais, a corrida espacial, o advento do cinema, entre outros. Faleceu com 84 anos de idade, vítima de um enfisema pulmonar, com várias homenagens fúnebres. A perfeição da sua arte está flagrante no imenso legado de obras-primas que será certamente recordado e amado também pelas gerações futuras. A pintura de Norman Rockwell sobrevive ao tempo, foi talhada para a imortalidade.
 












Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla