Paula Rego: Uma vida de pintura
A renomada pintora portuguesa Paula Rego nasceu em Lisboa, no ano de 1935 e tem-se afirmado como uma das artistas mais talentosas e impressionantes a nível mundial. Iniciou os estudos em Carcavelos (com passagem pela St. Julian's School), que continuou na Slade School of Fine Art, em Londres.
Foi casada com o pintor britânico Victor Willing, até à data da sua morte. Expôs os seus trabalhos na Galeria de Arte Moderna na Escola de Belas- Artes de Lisboa em 1966 e na Galeria Marlborough Fine Art, na Inglaterra, onde reside desde os anos 70.
Dentre das influências da obra de Paula Rego contam-se a arte bruta (do francês Jean Dubuffet que visa entre outras coisas a criação artística pura e livre), os contos infantis e peças de teatro, para as quais concebe ilustrações magníficas. Outra das inspirações da pintora foram os livros de George Orwell, que estão na raíz da criação do seu "Muro das Proles", com mais de seis metros de comprimento.
O papel da mulher é um dos aspectos centrais da obra de Paula Rego, evidenciado em quadros como a colecção "Mulher Cão" e "Aborto" bem como a tela "Vivian girls with scorpions". Elementos presentes nas suas pinturas são a dominação, a sensualidade e o carácter femino.
Paula Rego foi agraciada com o Prémio Celpa/Vieira da Silva de consagração pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio Soquil e o título de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico, atribuído em Junho de 2010, pela Rainha Elizabeth II; uma elevada distinção pela contribuição dada à arte.
Paula Rego é considerada uma das quatro melhores pintoras vivas de Inglaterra, sendo uma das mais aclamadas figuras portuguesas internacionalmente. A magistralidade e criatividade presentes nas suas obras falam por si.
Comentários
Enviar um comentário