"O grande labirinto de Marte"

Eis algumas sugestões culturais para os próximos dias que se avizinham chuvosos e como tal ideais para ficar em casa a cultivarmo-nos e a descobrirmos novas obras de arte.
Livro: "O Grande Gatsby" (1925) de F. Scott Fitzgerald_ Considerado um dos maiores clássicos de literatura universal de todos os tempos (ocupa o segundo lugar na lista de obras literárias do século XX) amplamente lido, debatido e amado, este livro marca uma época através de uma história perfeitamente verossímel e ainda melhor contada. O livro é um retrato acutilante da sociedade america pós Primeira Guerra Mundial, à geração chamada de perdida que vê os seus grandes ideiais e os sonhos, que se confudem com o próprio sonho americano, serem destruídos pela hipocrisia e duplicidade social. A geração perdida dos anos 20 e a drama dos desenganos humanos nunca foram melhor captados de que por F. Scott Fitzgerald.


Filme: "O Labirinto de Fauno" (2006)_ Nomeado para Óscar de melhor estrangeiro, esta bela película mexicana é uma metáfora entre a realidade extremamente cruel e violenta e um mundo mágico e encantado, apenas acessível aos olhos de poucos, como da protagonista, a pequena e determinada Ofélia. Passado nos tempos tumultuosos da ditadura franquista e no estalar da guerra civil espanhola, acompanhamos a jornada desta menina que acredita em princesas e contos de fadas e escapa do sofrimento da sua condição através desta dimensão que descobre estar para além dos seus sonhos e existir na realidade. Afinal, debaixo da terra habitam criaturas misteriosas e um fauno e a sua relação com Ofélia é um dos elementos chave deste filme inesquecível.


Música: 30 Seconds to Mars "This is war" (2009) Albúm conceitual e cheio de garra, o terceiro registo da banda de Jared Leto mostra que os norte-americanos estão decididos a continuar a levar o seu som para outros voos e revelam ter encontrado a sua identidade musical e uma atmosfera sonora em que se sentem plenamente confortáveis. Baseado em canções aguerridas, que espelham um período conturbado vivido pelos elementos da banda (estavam a ser processados por muitos milhões de dólares pela sua editora EMI que alegava quebra de contracto; disputa que conseguiram vencer), a maturidade e inovação do som do grupo nunca foi tão evidente como neste trabalho. Destaque para o belíssímo "Hurricane", "100 Suns", "Closer to the edge" e "Escape".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla