Knut, o urso polar

Um dos mais adorados animais do mundo deixou-nos recentemente, numa morte tão chocante como inesperada. Falo do urso Knut. Nascido a 5 de Dezembro de 2006, Knut foi o primeiro urso polar a nascer no jardim zoológico de Berlim em 30 anos e ganhou fama internacional ao ser abandonado pela mãe no nascimento. Passou a ser tratado por um dos funcionários do zoo, Thomas Dorflein (com Knut na quarta foto) que com ele estabeleceu uma estreita amizade, chegando a amamentá-lo 12 vezes por dia (infelizmente Dorflein faleceu em 2008 de ataque cardíaco com 44 anos de idade). Alguns grupos pediram que o urso fosse abatido devido a este contacto tão forte com os humanos, o que revoltou a opinião pública e lançou em definitivo os holofotes sobre o animal.
Knut teve uma vida curta mas recheada de peripécias e rodeado de muito afecto e dedicação. Foi capa da Vanity fair, fotografado várias vezes pelos melhores na área, visitado e admirado como muitos animais só podem sonhar. Morreu no dia 19 de Março deste ano, com apenas quatro anos de idade e em consonância com a vida pública que sempre teve, o ataque epilépico que o tomou de surpresa, foi filmado por pessoas que se encontravam no zoo. O urso começara a andar em círculos e tombou na água desemparado, morrendo de imediato. Foi conduzia uma autópsia onde se constatou que Knut, malogradamente possuía anomalias no cérebro, que provocaram a convulsão fatal. 
Inicialmente especulou-se que Knut poderia ter herdado a epilepsia de que padecia o pai, o urso Lars. O que se sabe ao certo, relevado pela necropsia , é que  a causa primária da morte foi afogamento após o urso ter sido acometido de espasmos incontroláveis derivados de uma grave infecção cerebral, uma encefalite que poderia ter vitimado Knut a qualquer momento.
O seu desaparecimento tão precoce causa consternação e muita dor. Descansa em paz, Knut.







 



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla