Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2024

Sintel

Imagem
  "Sintel" (2010) é uma curta metragem animada de fantasia, realizado por Ton Roosendal e distribuída pela Blender Foundation. A película acompanha a personagem principal, Sintel, que está à procura do seu dragão de estimação, Scales, Esta suporta as mais variadas adversidades desde lutar com inimigos desconhecidos, a passar fome ou subir até montanhas cobertas de gelo. Adorei a curta-metragem porque acho que ela reflete a maneira como estamos a tratar o nosso planeta, como ficamos tão cegos por um objetivo que a nosso visão de foco de laser nos impede de ver tudo o resto. Fala também de compaixão, da amizade entre seres humanos e animais e da relação harmoniosa que deve existir entre todos os seres vivos na Terra.

Concerto de Aurea em Nelas

Imagem
Aurea é uma cantora portuguesa, nascida em 7 de Setembro de 1987 em Santiago do Cacém, que há mais de 14 anos é um nome incontornável da música no nosso país. Desde a estreia em grande com o álbum "Aurea" (2010), foi mentora do The Voice Portugal e percorre o país de norte a sul com concertos em que a sua presença, voz e carisma encantam o público. Este concerto começou pouco depois das 20h00 e abriu como uma canção em português "Só ser". Na apresentação, apesar de não faltarem sucessos mais antigos como "Scratch my back", "Okay alright" e "Busy (for me)", centrou-se mais no último disco de originais de Aurea "Moods" (2023). O nome do trabalho prende-se com o facto de todos termos diferentes estados de espírito que nos marcam e afetam de forma, mais ou menos positiva, segundo a intérprete e compositora. Ouvimos temas como "Nada", "I've got this", "I just wanna be loved", "Vou tirar um bre

"Memória de elefante" de António Lobo Antunes

Imagem
A personagem principal da obra é um médico psiquiatra que faz observações surpreendentes sobre a sua vida, como comparar uma paciente com esquizofrenia paranoide a Charlotte Bronte. Utiliza figuras de linguagem muito interessantes como "felicidade de cirrose", "iterícia de chá de limão" e "psoríase de ferrugem". O médico enfrenta o vazio muito doloroso das memórias de África, o ter visto a Pide bater em mulheres grávidas, o suicídio de um colega, os tiros constantes e todos os elementos que o fizeram sentir apátrida, nas suas próprias palavras, quando voltou a Portugal.  A nível pessoal e profissional, o psiquiatra está separado, tendo abandonado a mulher e as duas filhas. Vemos que ele quer ser forte, mas sente-se a ir ao fundo e nem o desejo de escrever, que acalenta há muito tempo, o consola. A solidão absoluta, a depressão e a falta de sentido são três dos temas principais deste livro.