Bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki


Na manhã do dia 6 de Agosto de 1945, a Força Aérea dos Estados Unidos lançou a bomba atómica "Little Boy" em Hiroshima, cidade do sul do Japão. A 9 de Agosto, três dias depois do primeiro lançamento, foi a vez de Nagasaki ser atingida, com a detonação da bomba "Fat man". 
Estes ataques ordenados pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman foram desenvolvidos no contexto do Projecto Manhattan, um trabalho militar norte-americano em parceria com o Reino Unido e Canadá, cujo propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha nazi. Face à rendição dos alemães e da Itália (potência aliada), o único país que ainda apresentava resistências era o Japão. O uso das bombas seria uma forma de mostrar o imenso poder militar norte-americano e apressar a redenção japonesa.
A escolha das cidades de Hiroshima e Nagasaki não foi aleatória: baseava-se em análises e interesses militares, já que estas eram as regiões japonesas mais avançadas a nível industrial. Os danos foram maximizados pela baixa altitude a que as bombas foram lançadas o que provocou destruição de edifícios, uma forte onda de calor, radiação fortíssima reacções em cadeia, detritos. Muitos dos sobreviventes teriam posteriormente patologias decorrentes do ataque, como cancros de pele. 


Com duas cidades completamente destruídas pelas explosões nucleares que ceifaram de forma fulminante a vida de muitos habitantes, o Japão apresentou a sua rendição incondicional a 15 de Agosto de 1945. A 2 de Setembro, foi assinado oficialmente o armísticio oficial, na Baía de Tóquio. Terminava assim, de forma profundamente chocante, a II Guerra Mundial.
Estima-se que cerca de 100 mil a 220 mil pessoas tenham perdido a vida aquando dos ataques, a que somaram mais vítimas devido aos efeitos terríveis da radiação. A maior parte dos mortos eram civis: mulheres, idosos e crianças que não estavam envolvidas no cenário bélico. 
Nunca mais foram usadas bombas nucleares em conflitos e espera-se que tal não volte mais a suceder, visto que nada pode justificar semelhante chacina de inocentes. Estes foram sem dúvida dois dos dias mais negros da história da Humanidade.
 
Escadas de pedra de um banco onde uma pessoa foi incinerada pelos raios de calor

  


Fotos retiradas de: http://www.connectionworld.org/hiroshima-como-voce-nunca-viu

Comentários

  1. Great blog here! Also your website loads up very fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as quickly as yours lol

    my blog post; aire acondicionado

    ResponderEliminar
  2. Hello. I'm using blogger. I'm so sorry for only replying now, your comment got to my spam inbox. I hope you have already fixed your problems all these years later :) I also have an english blog that you can visit in case you are interested: http://rosemoonshine.blogspot.com/. Thank you so much and I'm so sorry for the long delay! Best regards

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla