O exemplo de George


Num mundo em que começam a escassear pessoas admiráveis e verdadeiramente inspiradoras, é notável a história do norte-americano George Dawson.
Nascido a 19 de Janeiro de 1898 em Marshall, Texas, era bisneto de escravos e proveniente de uma família de posses modestas. George começara a trabalhar a tempo inteiro com apenas 8 anos e não pode ir a escola. Com 17 anos de idade, testemunhou um rapaz afro-americano ser linchado, sob a acusação de engravidar uma rapariga branca. Trabalhou em fábricas e viajou pelos Estados Unidos, Canadá e México, sendo prejudicado em várias ocasiões pela sua iliteracia. Casa-se com Elzenia Arnold e estabelece-se em Dallas, criando sete filhos. Trabalha na reparação de estradas e mais tarde numa leitaria, aposentando-se com 79 anos.
Toda a sua vida, George quis aprender a ler e a escrever mas as circunstâncias nunca lhe haviam permitido fazê-lo.Quando tinha cerca de 90 anos, vê num programa de educação de adultos a oportunidade perfeita para vencer o seu analfabetismo. Começa a ter aulas com Carl Henry, um professor reformado, cuja pessoa mais velha que ensinara a ler até então andava na casa dos 50. Superando todas as expectativas, George aprende a ler aos 98 anos de idade.
"Vê-lo aprender a ler foi uma das melhores experiências da minha vida. Ele estava determinado a aprender e essa determinação desencadeou uma das mais extraordinárias buscas por conhecimento que já presenciei. Foi um milagre fantástico", declarou Carl.
Quando completou 100 anos, foi com grande gratificação que George se viu capaz de ler os muitos cartões de felicitações que lhe tinham sido enviados. O primeiro livro que escolheu para ler foi a Bíblia, tendo como uma das paisagens preferidas a de João 1:1-3 "No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus". Dawson acrescentava "E agora o verbo está comigo, se há coisa digna de orgulho, é isso".
Em 2000, torna-se um escritor de sucesso ao ser publicar a sua história de vida "Life is so good", em parceria com Richard Glaubman.
Retoma os estudos com entusiasmo e aproveita a atenção mediática que entretanto tinha recebido para espalhar a sua mensagem do valor da educação, da luta pela literacia, tornando-se um símbolo das potencialidades ilimitadas da aprendizagem humana. Recebeu dois doutoramentos honorários.
Morreu a 5 de Julho de 2001, com 103 anos de idade, depois de sofrer um enfarte. Foi homenageado a título póstumo com uma escola de ensino médio com o seu nome em Southlake, Texas.  
A história e legado de George Dawson são extraordinários por vários motivos: mostram que nunca é tarde demais para atingir um propósito e que com a atitude certa os sonhos podem ser concretizados. Numa idade em que as capacidades mentais estão já muito diminuídas, George não se poupou a esforços para se instruir e a sua força de vontade levou a melhor. Deixou a vida com grande gratidão, sentido de realização e com a sensação de dever cumprido. Que o seu legado seja o de fazer mais pessoas em todo o mundo ler mais e melhor e, no fundo, terem coragem para alcançar os seus objectivos. Tudo vale a pena se a alma é grande o suficiente, tal como era, sem dúvida, a de George Dawson.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas